Quais os melhores formato de conteúdo para marketing jurídico?

qUAIS OS MELHORES FORMATOS NO MARKETING JURÍDICO?
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Acredite ou não, o conhecimento jurídico que você tem pode se traduzir em conteúdo que pode te levar ao destaque na internet, seja na busca por um escritório de advocacia no Google ou até mesmo nas redes sociais. 

Mas, claro, o “poder de atração” do seu conteúdo provavelmente será o fator mais significativo neste sucesso.

A questão que quero trazer aqui é quais são os melhores conteúdos para marketing jurídico? O espaço digital é amplo e, desta forma, traz inúmeras possibilidades.

Continue a leitura para descobrir. 

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo, assunto abordado há alguns anos já, é a base da estratégia de SEO de uma marca. É um tipo de inbound marketing que atrai clientes para o seu escritório, através de conteúdo rico para eles.

Em resumo, qualquer coisa que você produz e que as pessoas leiam, ouçam ou assistam faz parte do seu marketing de conteúdo. Mas, calma lá, para efetivamente ser sucesso o melhor é saber o que e como produzir.

Veja os tipos de conteúdo que podem ser produzidos no marketing jurídico: 

  • Texto em blog;
  • e-books;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Infográficos;
  • Mídia social;

Vou falar sobre cada um deles.

  1. Texto

O primeiro e mais antigo é o famoso texto publicado ‘na internet’. A maioria das marcas, hoje, que possuem sucesso, investem tempo ou uma equipe específica para produzir conteúdo em texto para o blog. 

Esta é uma forma de atração, já que, frequentemente, tem algum possível cliente querendo tirar dúvida ou entender algum assunto. 

  1. E-books

Os eBooks, um pouco diferente dos textos, possuem um formato mais longo e frequentemente são “conteúdo fechado” – ou seja, exige um cadastro para download (ótima maneira de fisgar o contato de um cliente).

Criar conteúdo fechado é uma ótima estratégia para construir uma lista de potenciais clientes para campanhas de email marketing, por exemplo.

  1. Infográficos

Infográfico é um conteúdo explicativo que une informações verbais e visuais, transmitindo dados e conceitos de forma fácil. Isso garante o entendimento do leitor mesmo em temas complexos. 

Quando possuem alta qualidade podem ajudar a obter backlinks que levam o leitor para o site do escritório, o que ajuda a melhorar o SEO.

  1. Vídeos

Dizer que vídeo é necessário em era de TikTok vira quase uma redundância. Em 2021, uma pessoa passava 22 horas por mês assistindo ao YouTube usando o aplicativo. Imagina o quanto isso dobrou com a chegada de vídeos curtos nas redes sociais. 

Muitos advogados, inclusive, estão se dando bem à medida que investem tempo e recursos na construção de sua presença online por meio de vídeo. É uma ferramenta eficaz de construção de marca, e o vídeo é frequentemente usado como forma de estabelecer confiança e credibilidade com possíveis clientes.

  1. Webinars Jurídicos

Webinars são seminários online que abordam assuntos específicos. Trazendo para o jurídico, é basicamente um papo informativo sobre algum tópico da área.

Geralmente é feito por meio do YouTube e ao vivo. Não é uma regra, mas, de qualquer forma, a grande vantagem do YouTube é deixar o vídeo disponível para assistir mais tarde. 

  1. Podcasts

Outro formato em alta nesse último ano é o Podcast, que inclusive deixou de ser só colocado em plataformas de áudio, para plataformas em vídeo. 

Mas ainda há muito espaço para o profissional da área jurídica entrar, então vale a pena considerar e produzir para a marca.

Por que os advogados precisam de uma estratégia de marketing de conteúdo?

Conteúdo de alta qualidade e centrado no cliente ajuda você a ser encontrado por meio da pesquisa orgânica. O conteúdo direciona o tráfego para seu site, cria autoridade e confiança com possíveis clientes.

Autenticidade e autoridade sempre foram qualidades essenciais para os advogados. Essas são características importantes para se ter online, local onde muita gente produz conteúdo o tempo todo, mas nem sempre com qualidade.

O que você precisa saber antes de começar a criar conteúdo

Antes de se sentar e começar a moldar todo esse conhecimento jurídico em formatos, há alguns fundamentos sobre o marketing que o profissional jurídico também precisa considerar.

Um deles é que um plano de marketing de conteúdo bem-sucedido se concentra no conteúdo que foca no público-alvo. Dessa forma, quando eles precisarem de serviços jurídicos, sem dúvida você estará em primeiro lugar entre as opções.

Finalmente, os advogados estão percebendo o valor do marketing de conteúdo para aumentar a conscientização, estabelecer autoridade, construir relacionamentos e ficar atento aos possíveis clientes – que precisam de atenção também. 

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