Você provavelmente já ouviu falar da popular plataforma de mídia social TikTok , que agora tem 800 milhões de usuários ativos mensais e é o terceiro aplicativo mais baixado globalmente.
O aplicativo de compartilhamento de vídeo social permite que os usuários criem vídeos móveis de formato curto – até 60 segundos para ser exato. Apesar de seu potencial, muitos advogados ainda não têm certeza se vale a pena estar no aplicativo ou então como utilizá-lo para marketing.
Pois bem, você precisa saber que há um número crescente de advogados usando o TikTok para trazer mais visibilidade à marca ou ao escritório e até mesmo conquistar mais clientes.
Neste post, vou te ajudar a entender o cenário do TikTok e como você pode usá-lo ao seu favor.
Afinal, o que é o TikTok?
O TikTok é um aplicativo de mídia social onde os usuários podem criar, compartilhar e assistir a videos curtos. Desde 2018, o TikTok se tornou a plataforma de mídia social que mais cresce no mundo.
No entanto, só começou a decolar após a pandemia, quando as pessoas ficaram em quarentena em suas casas e, consequentemente, estavam em busca de entretenimento.
No início foi tomado pelos adolescentes, contudo, agora há usuários de muitas faixas etárias diferentes. E já está sendo considerado um ótimo meio de marketing para muitas empresas, especialmente no setor jurídico.
O formato de vídeo curto e informal facilita a criação de vídeos relacionáveis e instrutivos. E o melhor é que não é necessário ter equipamentos profissionais para produzir conteúdo, basta utilizar o seu celular.
Por que os advogados devem considerar utilizar o TikTok
Muitos profissionais questionam: se já estou no Instagram, por que preciso utilizar o TikTok? Bom, além de muitos pontos, a resposta principal é simples: o público não é o mesmo.
As pessoas que estão no TikTok nem sempre estão no Instagram e vice-versa. Além disso, o alcance é gigantesco comparado às outras redes sociais.
O algoritmo de recomendação do TikTok conta com fatores de entrada de maneira semelhante à forma como o YouTube mede e monitora o envolvimento.
Ou seja, é muito mais fácil para os advogados se tornarem virais no TikTok agora do que em qualquer outra rede social. Sempre que um usuário do TikTok abre o aplicativo, ele vê vídeos de pessoas que segue e vídeos em destaque na página #ForYou.
Assim como no YouTube, tudo se resume a engajamento. Se alguém terminar um vídeo em vez de pular para outro ainda na metade, isso será registrado como um maior interesse.
Além disso, o TikTok permite que você vincule seu site e outras contas de mídia social do seu perfil. Portanto, suas visualizações do TikTok podem se traduzir em muito tráfego para seus outros canais.
Posso fazer marketing jurídico no TikTok?
Como já venho abordando desde o início, o TikTok é mais um meio pelo qual é possível fazer marketing. Lógico que, sempre dentro das recomendações e exigências da OAB.
O público do TikTok é formado por vários tipos de pessoas. E você tem a oportunidade de equipá-los com dicas e truques para ajudá-los em suas vidas de uma perspectiva legal.
Veja o que diz o Código de Ética e Disciplina da OAB:
CED (Código de Ética e Disciplina). Capítulo IV – “Da Publicidade”. Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.
Provimento 94/2000 – “Dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da advocacia.” Art. 1º. É permitida a publicidade informativa do advogado e da sociedade de advogados, contanto que se limite a levar ao conhecimento do público em geral, ou da clientela, em particular, dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia que se propõe a prestar, observadas as normas do Código de Ética e Disciplina e as deste Provimento.
Você pode ver que a propaganda e publicidade não são proibidas, porém limitadas a algo sóbrio, discreto e principalmente informativo – e é aí que o tiktok se enquadra. Você é um especialista, na sua área, e pode mostrar toda sua experiência através de informação e conhecimento.
O marketing nem sempre diz respeito a você se apresentar e se autopromover, mas sim a mostrar ser referência na área. É dessa forma que se conquista o cliente.
Para te ajudar a começar da melhor forma na plataforma, eu preparei um guia com alguns passos que você pode seguir:
1 – Defina sua meta: sim, advogado também precisa trabalhar com meta para alcançar seus objetivos. Portanto, desenvolva metas que o levem a alcançar o objetivo desejado, como, por exemplo: alcançar um público x em um vídeo ou levar um público y a clicar no seu site. Não produza conteúdo sem ter um propósito.
2 – Defina o seu público: quem você está tentando alcançar? Cada vídeo que você criar será voltado para nutrir e aumentar seu público-alvo e obter visibilidade. Não generalize, não é bom. Defina um público para conversar diretamente com eles e isso é fácil de resolver quando você tem alguma especialidade.
3 – Produza conteúdo que seja útil: não produza por produzir. Nem esteja na plataforma só porque todo mundo está. Com um público claramente definido, o próximo passo é criar e compartilhar conteúdo que forneça valor real. Deve ser educacional, exemplos legais, ou notícias envolvendo julgamentos ou mudanças na lei. Seus vídeos devem ser focados em conselhos práticos, acionáveis e pequenos que mostrem sua experiência e como você agrega valor aos seus clientes.
4 – Inclua links para seu site e outros canais: isso é indispensável se você quiser que seus seguidores encontrem você fora do TikTok. Por isso, invista em um site e outros meios de comunicação que mostrem quem você é e adicione-os na biografia.
5 – Publique todos os dias enquanto aumenta o número de seguidores: é importante manter recorrência. Então esteja presente sempre, não publique uma vez por semana. Procure, se possível, postar uma vez ao dia ou 3 vezes na semana. Lembre-se, durante esse período, o algoritmo do TikTok deseja destacar sua nova conta, por isso é crucial aproveitar esse impulso quando puder.
6 – Responda aos comentários: depois de publicar seu vídeo, reserve 30 minutos para responder a todos os seus comentários. Isso é crucial para o sucesso do seu post. Os comentários também fazem parte do algoritmo. Se você responder ao maior número possível de comentários durante esse período, poderá voltar à página #ForYou.
O TikTok é uma plataforma de mídia social em crescimento que, se usada corretamente, pode te ajudar a ir muito mais longe alcançando, inclusive, um público que você nunca imaginou.