Bard vs ChatGPT: qual é o melhor para advogados?

Bard vs ChatGPT: qual é o melhor para advogados?
4.8
(8)

Decidi comparar o Bard e o Chat GPT, dois chatbots de IA que podem ser usados por advogados, avaliando as diferenças entre os dois modelos e mostro como cada modelo pode ser usado para diferentes tarefas jurídicas, como a redação de contratos, petições, pareceres jurídicos, emails e mensagens, cálculo de prazos processuais, análise de intimações, consulta de jurisprudência, interpretação de artigos PDF, publicações para redes sociais e cálculos recursais. 

O que são o Bard e Chat GPT?

Tanto o Chat GPT quanto o Bard são são produtos de inteligência artificial, com uma interface de texto para comunicação, sendo possível então “Conversar” com elas através de um “chat” fazendo perguntas e obtendo respostas.

Ambas baseiam as respostas dadas em uma série grande de dados coletados através da internet e, assim, possuem vasto conhecimento e potencial interpretativo para formular respostas em diferentes contextos.

Pensando na rotina jurídica, ambas as ferramentas podem ajudar na rotina jurídica de diversas formas, e várias delas serão exemplificadas em detalhes neste texto e, neste vídeo. De maneira resumida, elas podem ser utilizadas de infinitas maneiras, mas resumo alguns usos bastante comuns como:

  • Pesquisar e sintetizar informações;
  • Gerar rascunhos de documentos;
  • Traduzir documentos jurídicos;
  • Escrever conteúdo criativo, como discursos, artigos e peças jurídicas;
  • Responder a perguntas jurídicas de forma informativa.

Vamos analisar, tópico a tópico, cada um dos exemplos de uso com comparações práticas que preparei aqui, para aprendermos juntos. Vamos lá!

Análise Contratos com Bard e Chat GPT

Contratos estão na rotina dos advogados, definitivamente. Seja sua confecção, sua análise ou ainda sua interpretação são de vital importância para o sucesso da carreira na advocacia. Com ferramentas tão potentes como o Bard e Chat GPT faz sentido pensar em utilizá-las para acelerar a rotina nestas 3 linhas de atuação.

Em minha visão, utilizar o Bard e Chat GPT pensando em contratos, temos várias possibilidades de melhorias de nossas rotinas sendo elas:

  • Pedir sugestões de tópicos e cláusulas importantes ou imprescindíveis;
  • Pedir sugestões para melhoria de cláusulas existentes;
  • Solicitar interpretação e resumo de cláusulas e até de documentos inteiros;
  • Conferir ortografia e textos em geral.

Sabendo que este trabalho envolve muito texto, fiz uma avaliação da capacidade das duas inteligências artificiais supracitadas, pedindo para que ambas acessem e interpretem a existência de uma cláusula indenizatória, o vídeo na íntegra pode ser acessado abaixo:

Análise Contratos com Bard e Chat GPT

👍 Ponto positivo para o Bard

Neste exemplo, o Bard conseguiu acessar 2 documentos em PDF, um deles escaneado e outro salvo em PDF. Em ambos a interpretação da existência (ou não) da cláusula indenizatória foi feita corretamente. 

Cabe ressaltar que o acesso foi feito diretamente a arquivos PDFs e não à texto colado no prompt das ferramentas analisadas.

👎 Ponto negativo para o Chat GPT

Neste mesmo exemplo, infelizmente, o Chat GPT não conseguiu acessar os arquivos PDF para fazer a interpretação. Em momento posterior, refiz os testes e ele conseguiu acessar e interpretar apenas o arquivo PDF que havia sido salvo como PDF nativamente. Arquivos escaneados não foram lidos e, por consequência, não foram interpretados pelo Chat GPT.

Criação e análise de Petições com Bard e Chat GPT

Criar petições ou adaptar modelos de petições são também atividades bastante repetitivas na rotina dos advogados (e dos estagiários). Além da digitação/criação efetiva das peças, a consulta à legislação e jurisprudência para enriquecer as teses das petições também pode gerar muitas dúvidas e toma bastante tempo.

Neste sentido, resumo aqui alguns modelos de uso para apoio nesta atividade de criação e melhoria de suas petições, por exemplo:

  • Conferência de artigos presentes ou ausentes;
  • Melhoria da argumentação e redação das petições;
  • Conferências da estrutura correta de cada tipo de petição;
  • Conferência do cálculo do valor da ação.

No vídeo abaixo, demonstrei como o Bard e Chat GPT fizeram a interpretação de uma narrativa fática e, com base nela, sugeriram artigos e legislações que fariam sentido para a inclusão e defesa na petição do caso concreto.

(Clique para acessar o vídeo e ver o exemplo na prática)

👍 Ponto positivo para o Chat GPT e para o BARD

Ambas as ferramentas sugeriram artigos relevantes para o caso concreto. Entenderam do que se tratava a narrativa fática e sua relação com o direito do Consumidor e, por consequência, sugeriram alguns artigos relevantes.

O Chat GPT foi levemente mais detalhado em sua resposta inicial, mas nada que não pudesse ser melhorado em ambas com perguntas complementares.

👎 Ponto negativo para o Chat GPT

Diferente do Bard, o Chat GPT não apresentou as fontes utilizadas para a geração da resposta em questão. Neste caso de documentação técnica, a possibilidade da consulta às fontes originais pode ajudar no entendimento e conferência das sugestões propostas.

Pareceres jurídicos com Bard e Chat GPT

Explicar temas complexos, de maneira objetiva e compreensível, é uma das atividades mais complexas para advogados especialistas que precisam se fazer entender por parte de clientes que não estão habituados com o “idioma jurídico”.

Entender, simplificar e resumir temas complexos ou extensos é a base deste tópico e os advogados podem contar com a ajuda do Bard e Chat GPT para acelerar seu entendimento e, consequentemente, a formalização dos pareceres feitos com base em contratos, legislações e demais materiais com alta complexidade jurídica.

Existem diversos usos neste sentido, e no exemplo abaixo trouxe um comparativo sobre como o Bard e Chat GPT fariam um resumo e destaque de pontos importantes de uma cláusula indenizatória de um contrato, a fim de explica-la de maneira resumida para um cliente. Vejam o exemplo no vídeo abaixo:

(Clique para acessar o vídeo e ver o exemplo na prática)

👍 Ponto positivo para o Bard e Chat GPT

O Chat GPT e o Bard conseguiram, neste exemplo, resumir e explicar o teor da cláusula em específico. Vale ressaltar que ambos fizeram destaques e resumos de maneira bastante distinta, porém, o teor dos elementos importantes estavam todos presentes no texto, cumprindo o propósito da comparação.

👎 Ponto negativo para o Bard

O  Bard apresentou um limite reduzido no campo de texto da pergunta, o que inviabilizou a colagem completa da cláusula em questão que era bem longa. Mesmo com a limitação, a interpretação foi correta e assertiva, mas em caso de textos mais longos com partes relevantes no final do mesmo, pode comprometer sua interpretação.

A cargo de conhecimento, ensino neste vídeo como utilizar textos longos no Chat GPT com textos longos e burlar a limitação do tamanho do texto enfrentada em alguns momentos.

Redação de e-mails e mensagens com Bard e Chat GPT

A conexão emocional dos clientes com seus casos é muito forte. Em alguns momentos podemos nos afastar deste tipo de sentimento pela tratativa diária de casos judiciais e, por consequência, podemos deixar de prestar um serviço humanizado e empático.

Felizmente o Chat GPT e Bard podem nos ajudar tanto na digitação de mensagens longas tanto quanto na adaptação de mensagens de teor mais complexo ou sensível, garantindo que a mensagem seja compreendida corretamente, fazendo com que os clientes se sintam bem atendidos e diminuindo muito tempo de confecção destas mensagens, seja por email ou mesmo WhatsApp.

Neste exemplo instruí tanto o Chat GPT quanto o Bard a escreverem uma mensagem comunicando um cliente que seu processo não obteve êxito em primeira instância e que para continuar, precisaremos investir mais tempo e cerca de 30 mil reais para fazer a contestação.

Esta mensagem é extremamente sensível, tanto pelo resultado desfavorável em primeira instância, assim como pela necessidade de investimento relevante para encaminhamento de contestação. Veja as respostas de ambos na íntegra no vídeo abaixo:

Redação de e-mails e mensagens com Bard e Chat GPT

👍 Ponto positivo para o Bard e Chat GPT

Nesta tarefa, ambas as ferramentas desempenharam bem, criando textos bastante objetivos, mas sem perder a capacidade de se conectar com a situação difícil presente no exemplo. Todos explicaram o método e necessidades para os próximos passos no processo e em minha visão, completaram a tarefa.

Cálculo de prazos processuais com Bard e Chat GPT

O cálculo de prazos processuais é imprescindível para o sucesso na advocacia, garantindo tanto tempo hábil para produção de teses e peças eficientes assim como evitando riscos de revelia e, consequências dela, tanto civis quanto financeiras.

Assim sendo, no exemplo a seguir, utilizei o teor de uma intimação e solicitei que Chat GPT e Bard fizessem a leitura do teor da intimação e sugestão do prazo fatal da mesma. Cabe ressaltar que este, e os demais pontos citados neste artigo, devem sempre ser feitos, revisados e garantidos por um advogado. Jamais a responsabilidade sobre o trabalho dos advogados pode ou deve ser repassada para ferramentas de inteligência artificial, restante à estas apoiar o advogado e fazê-lo ganhar tempo e eficiência.

Quanto ao resultado do experimento, vamos à ele! Bard e Chat GPT conseguiram entender o contexto da intimação, o tipo da mesma e sugeriram datas fatais. Fato é que ambos sugeriram datas diferentes. Apenas um deles acertou a sugestão e você pode ver os exemplos no vídeo abaixo:

(Clique para acessar o vídeo e ver o exemplo na prática)

👎 Ponto negativo para o Bard e Chat GPT

Esta foi uma pergunta “pegadinha” já que era uma intimação sem prazo a ser cumprido, salvo o próprio prazo da audiência em si. Apesar desta especificidade, ambos sugeriram prazos padrão do CPP.

👍 Ponto positivo para o Bard

Em um segundo momento, fora do vídeo, testei o mesmo procedimento com outra intimação, aí sim com prazo real e, apenas o Bard acertou o cálculo do prazo e a sugestão de data fatal correta para a justiça, tipo de ação, cidade e estado em questão.

Consulta de Jurisprudência com Bard e Chat GPT

A consulta de jurisprudência toma tempo e, portanto, é importante em diversos níveis para os advogados.

Apesar de não serem desenhadas como ferramentas de busca de jurisprudência, decidi testar o potencial do Chat GPT e do Bard nesta tarefa. Neste caso solicitei à ambas as ferramentas por “jurisprudência positiva em Santa Catarina para casos de compra de móveis que foram entregues em desacordo com a apresentação feita em loja”

Os resultados foram bastante simplistas se comparados com ferramentas oficiais de busca de jurisprudência, porém, conseguiram retornar resultados positivos mesmo com uma solicitação tão simplista, incluindo jurisprudência positiva. Veja os detalhes no vídeo:

(Clique para acessar o vídeo e ver o exemplo na prática)

👍 Ponto positivo para o Bard

Apenas o Bard conseguiu trazer resultados de jurisprudência relevante para o tribunal e caso em questão. Neste caso ele inclusive transcreveu o teor da decisão. Porém, como era de se imaginar, ele não trouxe listas completas com mais exemplos de outras decisões similares, apenas um resultado por vez.

👎 Ponto negativo para o Chat GPT

Fora do vídeo testei outras solicitações por jurisprudências em outros casos e outros tribunais/estados e infelizmente o Chat GPT não conseguiu atender nenhuma das solicitações, nem mesmo de maneira parcial.

Interpretação de artigos PDF com Bard e Chat GPT

I LOVE PDF. Advogados por bem ou por mal precisam lidar com grandes quantidades de conteúdos e, a grande maioria deles, em PDF.

Neste exemplo quis testar o potencial do Bard e do Chat GPT em analisar conteúdos dentro de um PDF e resumi-los. Enviei um artigo para eles e solicitei que resumissem um capítulo do artigo e apontassem seus principais pontos de argumentação.

Ambas as ferramentas conseguiram fazer a leitura do arquivo em PDF, mas com diferenças substanciais em suas respostas. Veja os detalhes abaixo:

Interpretação de artigos PDF com Bard e Chat GPT

👍 Ponto positivo para o Bard

O Bard nativamente consegue fazer a leitura de arquivos PDF, tanto escaneados quanto salvos em PDF. Diferente do Chat GPT, esta funcionalidade é nativa no Bard, facilitando muito a vida de quem lida com vários PDFs.

👎 Ponto negativo para o Chat GPT

A única forma de fazer a leitura de arquivos em PDF foi utilizando a versão paga do Chat GPT e incluindo nele uma API/Extenção com outro software que faz leitura de arquivos PDF. O resultado final foi atingido, porém, apenas fazendo investimento na versão paga.

👍 Ponto positivo para o Chat GPT

Apesar de apenas ser possível ler arquivos PDF na versão paga, a entrega final do Chat GPT foi mais completa e menos sucinta em comparação do que a versão entregue pelo Bard.

Publicações para redes sociais de escritórios de advocacia com Bard e Chat GPT

Seu escritório tem redes sociais? Você vive se perguntando que tipo de conteúdo o público de seu escritório poderia gostar de ver e interagir em seus canais sociais? Pois é, você não está sozinho.

Pensando nesta situação, pedi para que Bard e Chat GPT escrevessem um roteiro, simulando ser um “especialista em direito trabalhista”. Na mesma solicitação pedi para que ele sugerisse temas relevantes de problemas comuns entre trabalhadores e empresas  e ainda separando-os em uma tabela constando tema, texto de apoio com 2 parágrafos, hashtags e imagem/vídeo de apoio. Veja o resultado final no vídeo abaixo:

(Clique para acessar o vídeo e ver o exemplo na prática)

👍 Ponto positivo para o Bard e Chat GPT

As duas ferramentas entregaram em formato de roteiro/tabela sugestões de temáticas, textos e indicação de imagens/vídeos que pudessem ser utilizados em publicações temáticas e relevantes para um escritório de advocacia de atuação trabalhista.

👍 Ponto positivo para o Chat GPT

Fora do vídeo fiz um teste no Chat GPT com outras extensões/APIs e consegui, inclusive, criar as peças gráficas em formato de imagem e vídeo, apenas escrevendo o que gostaria que estivesse contido nelas, ou seja, utilizando o resultado da tabela que ele mesmo sugeriu. As peças ficaram profissionais e prontas para serem usadas, sem qualquer necessidade de conhecimento em edição de vídeo e imagem.

Cálculos recursais com Bard e Chat GPT

Para terminar decidi fazer um grande desafio ao Bard e Chat GPT, pedindo que me ajudassem na previsão de custas de cálculos recursais. Para tal, digitei o seguinte comando em ambos: “Perdi um processo no TJSP no valor de 10 mil reais. Quero recorrer e, para tal, quero estimar quais seriam os gastos com despesas judiciais?

Nenhuma das ferramentas conseguiu fazer o cálculo, obviamente. Mas uma delas entregou detalhes a respeito de como o cálculo é feito no estado incluso na solicitação, o que já ajuda bastante, especialmente se você não está acostumado a atuar nele. Veja os detalhes de cada uma das respostas no vídeo a seguir:

(Clique para acessar o vídeo e ver o exemplo na prática)

👍 Ponto positivo para o Chat GPT

Apesar de nenhuma das ferramentas ser especialista neste tema, o Chat GPT entregou respostas um pouco mais claras e indicou o modelo padrão de cálculo no estado em questão, o que ajuda bastante.

👎 Ponto negativo para o Bard e Chat GPT

Mesmo fazendo uma solicitação direta, infelizmente nenhum dos dois, tanto Bard quanto Chat GPT, conseguiu fornecer os links corretos para a página onde é possível consultar estes valores ou os cálculos.

Conclusão: Qual é o melhor para os advogados?

Sem dúvida ambos apresentaram vários pontos positivos e alguns pontos negativos em sua utilização.

Em minha singela opinião, o principal ponto positivo de ambas é que, em todos os exemplos experimentados, é possível ganhar tempo, de diversas formas. Não é mais necessário gastar tempo com atividades repetitivas, ponto.

O lado negativo é que nenhuma das ferramentas foi treinada para atender advogados no Brasil, ou seja, apesar de ajudarem bastante, nenhuma delas entrega resultados 100% confiáveis ou aprofundados. Logicamente aqui entra o importante papel do advogado em manter-se sempre como a principal referência em todas as suas entregas, mesmo que com apoio da tecnologia, mantendo-se imprescindível para a qualidade final destas entregas.

Se for escolher um modelo ao invés do outro, eu particularmente escolheria o Bard. Apresentou consistência, rapidez e fluidez em suas respostas. Não possui distinção entre versões pagas e gratuitas e possui, nativamente, a capacidade de acessar arquivos online e links da web, o que certamente ajuda MUITO na rotina de advogados.

Quem sabe no futuro teremos inteligências artificiais específicas para o mundo jurídico. De qualquer forma, para o momento, estas duas podem ajudar muito.

Se você quer ver todos os exemplos na íntegra, não deixe de assistir o vídeo abaixo e, claro, indique os vídeos e este artigo para seus colegas advogados. Se estiver com o coração aquecido, siga-me também nas redes sociais e vamos conversar.

Muito obrigado pela leitura e até breve!

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Comments 2

  1. Preciso fala com dr tiago fachini p / q ele pegui meu caso uma ação trasito golgado valor 4500000 empresa odebrechet.

  2. Meu nome Antônio costa perdi uma acao no valor de quatrocentos e cinquenta mil, preciso do contato do dr tiago fachini para pega meu caso q jaf oi transitado em jogado.meu nu. 82981554833. Empresa odebrechet caçu go.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *