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Como já comentei no artigo anterior sobre o Search Console para advogados, nos dias atuais, uma presença online bem feita e mensurável é fundamental para qualquer negócio, inclusive para escritórios de advocacia.
E uma ferramenta essencial para mensurar e compreender o desempenho de um site é o Google Analytics. Neste artigo, vamos explorar como advogados podem utilizar o Google Analytics para obter insights valiosos sobre o seu público e otimizar a sua presença online.
Monitoramento de tráfego
O Google Analytics permite acompanhar o tráfego do seu site, mostrando quantas pessoas o visitam, de onde vêm, como encontraram seu site e quanto tempo permanecem nele. Qual sua origem, qual sua localização, qual tipo de dispositivo estão usando e uma infinidade de outros dados.
Veja na imagem abaixo na qual analisei um período da visitação em meu site, descobrindo apenas com estes pequenos gráficos: Qual outros sites trouxeram o visitante até meu site, quais campanhas, em qual localização do mundo estes usuários estavam, quais conteúdos visualizaram e qual o tempo de retenção destes usuários no meu site.
Análise do público-alvo
Com o Google Analytics, é possível ter acesso a diversas informações sobre o perfil do seu público, como gênero, localização geográfica, idade e até seus interesses. Esses dados são fundamentais para personalizar sua estratégia de marketing e produzir conteúdos cada vez mais relevante para o seu público-alvo.
Veja abaixo o perfil de visitantes de meu site. Todas estas informações podem ser detalhadas ainda mais ao clicar em cada um destes gráficos.
Mensuração de conversões e cruzamento de dados
Aqui está o ouro de uma ferramenta de monitoramento de acessos como o Google Analytics.
Com ele você consegue monitorar quantas pessoas entraram em contato com você através do site de seu escritório, vamos chamar estes contatos de “Conversões”. Quando estas pessoas entram em contato pedindo informação ou atendimento, você pode passar a saber várias informações delas, passando assim a entender de maneira clara qual o perfil das pessoas que, de fato, se convertem em negócios para seu escritório de advocacia.
Para escritórios de advocacia, as conversões são essenciais. O Google Analytics permite rastrear ações importantes do usuário, como preencher um formulário de contato, assinar uma newsletter ou agendar uma consulta.
No gráfico abaixo é possível saber de quais origens vieram as conversões de meu site ao longo de um ano:
Otimização de SEO
O Google Analytics fornece dados valiosos sobre as palavras-chave que os usuários utilizam para chegar ao seu site, as páginas mais acessadas e a taxa de rejeição. Não vou detalhar estas técnicas pois já falamos bastante sobre SEO (Search Engine Optimization) em nosso artigo sobre o Search Console.
Saiba apenas que o Google analytics oferece ainda mais informações para que você possa entender ainda melhor o comportamento de seus visitantes e, assim, com a ajuda de sua agência ou time de marketing, possa otimizar o SEO do seu site, melhorando sua posição nos resultados de busca e atraindo mais tráfego orgânico.
Uma infinidade de dados
Veja nas imagens abaixo a quantidade de dados que podem ser obtidos através do Google analytics. Cada item deste oferece uma série de informações importantes sobre as pessoas que visitam o site de seu escritório de advocacia.
Em tempos onde as redes sociais continuam a dominar a rotina das pessoas, as vezes somos levados a pensar se ainda vale a pena manter um site para o escritório de advocacia, mas perceba que com ferramentas como o Google Analytics você pode tornar seu site uma fonte de pesquisa relevante que revelará para você quais visitantes se transformam em melhores contratos.
Dada esta infinidade de dados disponíveis, você pode gerar seus próprios dashboards com os dados que mais lhe ajudam em suas análises e, claro, além dos dados padrão oferecidos pelo Google Analytics, você pode criar relatórios personalizados de acordo com os seus objetivos e necessidades. Esses relatórios podem incluir métricas específicas para monitorar o desempenho do seu site e o progresso das suas metas.
Próximos passos
Deseja mais dicas personalizadas para potencializar o marketing do seu escritório de advocacia? Entre em contato comigo, siga-me nas redes sociais para obter mais conhecimento sobre o tema e até agendar uma consultoria personalizada.