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Constituição. Contratos. Processos. Prazos. Há muitas aulas da faculdade de direito sobre a rotina prática da advocacia. Mas, infelizmente, nenhuma delas ensina a maneira eficaz de conseguir clientes. Nem como investir em marketing digital.
Isso, por consequência, leva a alguns erros muito comuns dos quais dificultam as estratégias de marketing de um advogado ou do sucesso do seu próprio escritório de advocacia.
Afinal, sem uma noção mais completa, muitos erros podem ser cometidos – por falta de visão mais estratégica. Mas a boa notícia é que na internet, como neste texto, você pode conferir maneiras mais adequadas de como evitar os erros mais comuns de marketing no jurídico.
Vamos lá?
Marketing digital no jurídico
Eu sei que para muitos advogados o marketing digital é um campo relativamente novo, a questão é que está se proliferando com as inúmeras plataformas de conteúdo existentes.
Alguns profissionais ainda estão no processo de adotar técnicas de marketing digital que sejam eficazes para o escritório, no entanto, tenho visto que isso está mudando à medida que percebem o potencial de aumento de negócios a partir de uma sólida presença digital.
Existem várias maneiras pelas quais os advogados podem usar o marketing digital para alcançar novos clientes, como:
- Criando um site que mostre seu trabalho e forneça informações sobre seus serviços;
- Usando as mídias sociais para se conectar com clientes em potencial e construir relacionamentos;
- Otimizando o mecanismo de pesquisa para garantir que o site apareça no topo das páginas de resultados de pesquisa.
Ou seja, não há dúvida de que o marketing digital é uma ótima maneira de se conectar com clientes em potencial e expandir seus negócios, mas exatamente por isso, pode ser fácil cometer erros.
Pontuei aqui alguns deles e vou te ajudar a corrigi-los o mais rápido possível.
- Não ter uma estratégia ou objetivos claros;
- Focar nos canais ou táticas erradas;
- Não ter um público-alvo definido;
- Não usar as palavras-chave corretas ou técnicas de otimização de mecanismos de pesquisa;
- Não ser um solucionador de problemas;
- Ter um site desatualizado.
Abaixo vou explicar cada um desses pontos.
Por que definir metas de marketing jurídico?
Pergunta simples: como você sabe como chegar lá se você não sabe para onde está indo? Estabeleça metas realistas, tangíveis e mensuráveis. Ao invés de ficar repetindo a famosa frase: “Quero fazer mais negócios”, ajuste para: “Quero dois novos clientes por mês”. Seja objetivo – sem meta definida não há caminho certo.
Existem muitas outras metas de marketing jurídico que valem a pena e não se concentram no número exatos de clientes, por exemplo. Neste caso, você pode considerar metas para melhorar sua estratégia de marketing de conteúdo escrevendo três textos para blog por semana.
Como focar nos canais ou táticas certas?
Bom, tudo depende do quanto você pode produzir. Gosto sempre de falar que não é porque existem várias plataformas de comunicação que você precisa estar em todas elas. Não adianta criar um perfil e não produzir conteúdo com recorrência.
Lembra o que falamos sobre mensurar resultado? Entra aqui também. Se for usar uma rede social, acompanhe os resultados dela.
Dessa forma, então, escolha a rede social que o seu possível cliente esteja e desenvolva as estratégias certas para ela. Caso necessite, agências especializadas em social media podem ajudar neste caso.
De que maneira identifico meu público?
Entender para quem você deseja “comercializar”, interagir e construir relacionamento começa pela identificação das características desse grupo.
Muito além do que esse público esteja precisando, pense também nas localizações geográficas de seu público-alvo e suas circunstâncias específicas. Por exemplo,o que faria mais sentido para você: proprietários de pequenas empresas que enfrentam uma falência ou alguém que está passando por um divórcio? Tudo depende da sua área de atuação.
A questão é que depois de saber quem você está tentando alcançar, você terá mais sucesso no marketing porque estará produzindo diretamente para alguém – ou um grupo.
Como construir palavras-chave?
Veja bem, o google é movido por um campo de buscas. Já parou para pensar no que você digita quando está procurando alguma coisa? Essa é uma definição de palavra-chave, uma referência para o assunto do qual está sendo pesquisado.
Existem plataformas que auxiliam na busca por palavras-chave certas, dessa forma, você tem mais chance de virar destaque no Google. Ou seja, quando uma pessoa procurar por um assunto x (da sua especialidade), você estará entre as primeiras – se não a primeira – opção do Google.
Como ser um solucionador de problemas?
Advogados e escritórios de advocacia geralmente se concentram em si mesmos durante o marketing. Minha dica é: ao invés de fazer isso, concentre-se nas necessidades do cliente em potencial. Deixe-o saber como você pode ajudá-lo tirando dúvidas ou apresentando sugestões e dicas nos seus conteúdos.
Falo sobre isso aqui.
Como ter um site atualizado?
Dê uma olhada no site do seu escritório de advocacia e pergunte a si mesmo: esta informação é precisa? O site é difícil de navegar? Parece datado? Apresenta oportunidades para as pessoas entrarem em contato com a empresa? Como fica em dispositivos móveis?
Primeiro, o site precisa fazer sentido para você. Olhe como um possível cliente, não como o dono dele. Dessa forma você identifica os possíveis gargalos.
Digamos que o site é a joia da coroa da estratégia de marketing de um escritório de advocacia. Ter um site que é simplesmente uma “brochura online” não é mais suficiente.
É possível que o site precise apenas de algum novo conteúdo ou imagens para torná-lo novo. Fique atento a essas informações, elas fazem diferença.
Conclusão
Esses são apenas alguns possíveis erros na hora de trabalhar com marketing jurídico. É fácil resolvê-los, não é? Basta mais atenção e cuidado com detalhes que, no final, são essencialmente importantes para garantir o seu sucesso enquanto profissional.